top of page
  • Foto do escritorMaestro Roberto Farias

Banda Sinfônica da UFMG presta tributo ao compositor Alfred Reed

Atualizado: 25 de fev. de 2021

Matéria publicada em Notícias UFMG em 21/03/2006.

Regida pelo maestro Roberto Farias, de São Paulo, a Banda Sinfônica da UFMG inaugura sua temporada 2006 com concerto em homenagem ao compositor norte-americano Alfred Reed, falecido em setembro de 2005. O espetáculo integra a Série VivaMúsica, e acontece no dia 22 de março, às 18h30, no auditório da Escola de Música da Universidade (avenida Antônio Carlos, 6627).


Antes do concerto, às 17h40, os professores Carlos Ernest e Roberto Farias realizam palestra sobre a obra de Alfred Reed. A entrada é franca.


O compositor Um dos mais expressivos compositores de instrumentos de sopro e percussão, Alfred Reed tem suas composições executadas por bandas de todo o mundo. O compositor visitou o Brasil em 1997, ocasião em que regeu programa com suas obras junto à Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, fundada pelo maestro Roberto Farias.


O maestro Aclamado pela crítica internacional como um dos principais especialistas na literatura para sopros e percussão da América Latina, Roberto Farias é natural de Cubatão (SP) onde idealizou a Banda Sinfônica da cidade. Formado pela Faculdade de Música de Santos, tornou-se, na mesma instituição, professor das disciplinas de Literatura Instrumental, Apreciação Musical e Instrumento Superior.


Foi também diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Santos e da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Também atuou como professor de regência e prática de banda sinfônica no Festival de Inverno Campos do Jordão, na Oficina de Música de Curitiba, no Festival de Música de Londrina, no Painel Funarte para Regentes e Instrumentistas e no Curso Internacional de Verão de Brasília.


Regeu, como convidado, as principais bandas sinfônicas da América Latina. Entre elas, a Banda Sinfônica de Córdoba (Argentina), de Montevidéu (Uruguai) e da Cidade de Buenos Aires (Argentina). Nos Estados Unidos, dirigiu a University of Pennsylvania Wind Ensemble (Filadélfia) e a USAF Academy Symphonic Band (Texas).


Foi eleito integrante do Conselho Diretor da World Association for Symphonic Band and Ensemble (Wasbe). Tem participado das Conferências Mundiais de Bandas Sinfônicas da Wasbe e do Midwest International Clinic for Band and Orchestra (Chicago, USA). Dentre suas mais recentes atuações como regente convidado, estão a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, a Municipal de Campinas, e a de Natal (RN).


Integra, desde 2004, o Programa de Pós-Graduação da Unesp. Desde 2004, integra a Associação Paulista de Críticos de Artes APCA. Em agosto de 2005, assumiu a coordenação artística dos corpos musicais oficiais de Cubatão (SP). Atua, desde 1990, como professor de Regência Orquestral do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, na Universidade Livre de Música.


Veja a matéria original aqui.

23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Retomada dos trabalhos dos grupos artísticos de Cubatão

De Vereador Rodrigo Alemão: https://fb.watch/cyPj5_fwCK/ Foi aprovado por unanimidade na última Sessão Ordinária, Requerimento n°29/22, de minha autoria, para a criação da Comissão Especial de Vereado

bottom of page