top of page
  • Foto do escritorMaestro Roberto Farias

Maestro de SP tem composições apresentadas em festival na Europa

Atualizado: 25 de fev. de 2021

Reportagem redigida por Rodrigo Martins (G1 Santos) em 28/06/2015.

Coordenador dos Grupos Artísticos de Cubatão (SP), o maestro Roberto Farias teve duas composições suas em destaque na Europa. O músico teve obras apresentadas durante o 13º Festival de Música Brasileira Erudita, realizado em Oradea, na Romênia.


As músicas ‘Tres Escenas de Amor’ e ‘Sin Misura’ foram criadas por Roberto na época em que ele ainda trabalhava como coordenador artístico da Banda Sinfônica da Província de Córdoba, na Argentina.


O maestro conta que ficou emocionado com a lembrança. “Fui surpreendido com a notícia de que duas composições minhas seriam apresentadas. É motivo de muita alegria, algo que me deixa contente e que, ao mesmo tempo, me dá uma grande responsabilidade, pois atrai olhares mais críticos do ponto de vista estético da música. Ser ouvido por músicos de notoriedade me deixa mais tranquilo”, diz.


‘Tres Escenas de Amor’ possui três movimentos e foi composta por ocasião da trágica morte do violoncelista argentino Ricardo Guida, amigo pessoal do maestro. A estreia brasileira foi em 2013, em um recital na capital paulista. A peça ‘Sin misura’ é dedicada ao professor Fábio Ferreira, solista de contrabaixo da Banda Sinfônica de Cubatão, orientador de contrabaixo do Programa Banda Escola (BEC) e integrante do Grupo Rinascita de Música Antiga. A primeira audição brasileira deu-se por ocasião do XI Festival Internacional de Contrabaixistas, em novembro de 2014.


Essa não é a primeira vez que composições do maestro são executadas fora do país. Em 2013, o arranjo do maestro cubatense para ‘Tico-tico no Fubá’, música de Zequinha de Abreu, integrou a programação da Orquestra Sinfônica de Kingston, do Canadá.


“Senti a necessidade de produzir algo que fosse mais próximo do pensamento original do Zequinha de Abreu. Temos arranjos muito bons, mas que se perdem em meio à música latina, sem definir bem a essência da música brasileira. Foi isso que eu tentei reproduzir e deu certo. A estreia dessa versão foi em Buenos Aires, na Argentina. Criei uma versão para a banda sinfônica, colocando a minha criatividade em cima de alguns temas conhecidos da música brasileira, dando um caráter mais regional. Essa versão foi apresentada na Bulgária e, como a apresentação foi transmitida em uma cadeia televisiva, um maestro brasileiro viu nos Estados Unidos e me chamou. Depois, tive que editar e registrar a versão. Esse interesse levou a apresentação no Canadá”, conclui.

Leia a matéria original aqui.

7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Retomada dos trabalhos dos grupos artísticos de Cubatão

De Vereador Rodrigo Alemão: https://fb.watch/cyPj5_fwCK/ Foi aprovado por unanimidade na última Sessão Ordinária, Requerimento n°29/22, de minha autoria, para a criação da Comissão Especial de Vereado

Comments


bottom of page